Foto: Reprodução Internet
Cerca de 90 mil fiéis já passaram diante do caixão do Papa Francisco na Basílica de São Pedro desde a abertura do velório na manhã de quarta-feira (23). O Vaticano informou que, entre as 11h de quarta (23) e a noite desta quinta-feira (24), cerca de 90 mil pessoas prestaram suas homenagens ao pontífice, incluindo durante a madrugada, quando a basílica permaneceu aberta para receber os devotos.
Velório de Três Dias e Funeral no Sábado
O corpo do Papa Francisco ficará em velório público por três dias, até sexta-feira (25), para permitir que os fiéis se despeçam do primeiro papa latino-americano da história. O funeral solene será realizado no sábado (26), com a presença de líderes religiosos, autoridades políticas e representantes de todo o mundo.
Foto: Reprodução Internet
Nove Dias de Luto e Preparativos para o Conclave
O Vaticano decretou nove dias de luto oficial (o "novendiales"), que começará no sábado (26) e se estenderá até 4 de maio. Durante esse período, serão realizadas nove missas solenes em memória do pontífice: a primeira celebração acontecerá no sábado, às 10h (horário local), na Basílica de São Pedro, presidida pelo decano do Colégio Cardinalício, Giovanni Battista Re.
A última missa será no 4 de maio, às 17h, conduzida pelo cardeal francês Dominique Mamberti. Após o luto, o Conclave — a assembleia de cardeais que elegerá o próximo papa — poderá ser convocado. O processo deve ocorrer até 10 de maio, conforme as regras vaticanas, que estabelecem um prazo máximo de 20 dias após a morte do pontífice.