22 Apr
22Apr

Foto: Internet

Parte dos sete cardeais brasileiros com direito a voto no conclave que vai eleger o sucessor do Papa Francisco já iniciou sua viagem a Roma nesta terça-feira (22). Entre os primeiros a embarcar estão figuras-chave da Igreja Católica no Brasil, como Dom Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre e presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), e Dom Orani João Tempesta, arcebispo do Rio de Janeiro. O cardeal Sérgio da Rocha, de Salvador, considerado o brasileiro com mais chances de entrar na disputa pelo papado, também deve decolar ainda hoje, segundo fontes da Igreja. 

Dom Jaime Spengler embarcou por volta das 12h (horário de Brasília) em um voo com escala na Europa. Ele é um dos principais articuladores do episcopado brasileiro e terá papel estratégico no conclave.  

Dom Orani Tempesta seguiu para Roma às 14h20, no voo AZ 680 da ITA Airways, partindo do Aeroporto Internacional do Galeão. O cardeal fluminense é conhecido por ter recebido Francisco durante a JMJ 2013. 

Dom Sérgio da Rocha, o arcebispo de Salvador é apontado em círculos vaticanos como um "papabile" (candidato potencial) — o primeiro brasileiro a ser cotado seriamente desde Dom Paulo Evaristo Arns. 

Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo e outro nome de peso, viajará na quarta-feira (23). Ele está finalizando os preparativos para sua ausência prolongada, que pode durar semanas. 

Os sete cardeais brasileiros (veja lista abaixo) estão entre os 125 eleitores com menos de 80 anos aptos a votar. O conclave, que ocorrerá após nove dias de luto oficial pela morte de Francisco, será realizado na Capela Sistina, sob sigilo absoluto. 

Lista Completa dos Cardeais Brasileiros no Conclave: 

Jaime Spengler (Porto Alegre) 

Orani Tempesta (Rio de Janeiro) 

Sérgio da Rocha (Salvador) 

Odilo Scherer (São Paulo) 

Paulo Cezar Costa (Brasília) 

João Braz de Aviz (arcebispo emérito de Brasília) 

Leonardo Steiner (Manaus) 

Ilustração: Arquidiocese do Brasil nas Redes

Sérgio da Rocha: O "Papabile" Brasileiro

Apostado em casas de apostas europeias com odds de 20/1, Sérgio da Rocha, de 63 anos, é o mais jovem do grupo e tem trajetória alinhada ao legado reformista de Francisco. Ex-presidente da CNBB, defendeu abertura a divorciados e maior protagonismo leigo. Sua ida a Roma, porém, é cercada de discrição: "Ele evita qualquer gesto que possa ser lido como campanha, mas sua nomeação não é descartada", comentou um sacerdote próximo ao cardeal, sob anonimato.

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.